quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A história dos livros recuperados









João, amigo, da área de comunicação, moderador tem a gastronomia como paixão. Dizem os amigos que suas habilidades culnárias são de lamber os beiços. Eu ainda não experimentei, por isso não posso dar meu parecer. Mas, confio no boca a boca que já circula por aí.

Recebi a incumbência de recuperar este livro de culiária italiana que foi dado de presente de casamento para sua mãe no final da década de 60. Baita responsabilidade. Afinal, todo livro tem sua história pra contar.
A capa estava num estado bem ruim e dificilmente aproveitável. Mesmo com o aval do João para trocar totalmente a capa gosto de manter uma semelhança com o orginal. Apego a parte, penso que é também forma de manter viva a história de um livro antigo.

Limpei, raspei, espanei, colei, prensei, encadernei e eis o resultado final. Para a capa usei um skivertex verde, apliquei as letras brancas. Para a contracapa nada melhor do que um papel italiano com seu símbolo bem estampado. Este papel tem pelo menos 20 anos e é super resitente. O livro ganhou cara nova e certamente há de ganhar vida nova nas mãos do amigo mestre cuca.

Já o Savor Revivre é um livro sobre dicas de como viver bem de acordo com os proncípios das leis da natureza. Também da década de 60 acompanha meu pai desde sua chegada ao Brasil nesta época. É de uma riqueza e preciosidade este manual de boa vida. A encadernação mais simples e a qualidade da publicação ajudaram muito na recuperação.

Mantive a capa original fazendo os devidos reforços na parte interna. Costura, nova mão de cola na lombada, morin e contracapa. Voilá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário